Operadores booleanos na revisão de literatura: Usando AND, OR ou AND NOT
Atualizado: 3 de dez. de 2023
Se você está iniciando no mestrado ou doutorado, provavelmente já teve que fazer uma revisão de literatura e ficou em dúvida de como encontrar os artigos científicos que realmente são importantes em meio a tantas publicações.
Se você quer melhorar a sua performance na busca de artigos científicos nas bases de dados, é importante que conheça e utilize os operadores booleanos. Eles vão fazer muita diferença ao selecionar suas fontes bibliográficas.
Operadores Booleanos
Os operadores booleanos são operadores lógicos utilizados na área da tecnologia e da ciência da informação para fazer consultas em bases de dados. Ficou muito técnica a explicação? 🥴 Vou explicar melhor: Na prática, os operadores booleanos são palavras que utilizamos para explicar para a base de dados de publicações científicas como queremos que elas busquem as palavras-chave ou descritores que estamos utilizando.
Quando um artigo é publicado, ele é catalogado com palavras-chave que o identificam, também chamadas em algumas áreas de descritores. Até já fiz um vídeo no nosso canal no Youtube falando sobre a diferença entre palavras-chave e descritores 👇
Essas palavras-chave são inseridas nas bases de dados de artigos científicos para localizar publicações que se referem ao seu assunto ou tema de pesquisa da dissertação ou tese. Em muitas situações, precisamos fazer a busca com duas ou mais palavras-chave, para fazer uma combinação de termos. São nestas situações que os operadores booleanos são muito úteis!
Quais são os operadores booleanos?
Operador booleano AND = E
O operador booleano AND, que em inglês significa E, serve para você indicar para a base de dados de artigos científicos que você quer que ela busque artigos científicos que possuem o termo A E o termo B nos campos de busca, não importando a distância entre os termos no texto (se há palavras entre eles) ou a ordem que figuram no texto (termo B antes do termo A). Além disso, na lista de resultados, não irão aparecer artigos que tenham somente o termo A ou somente o termo B.
O operador AND é o mais usado em buscas nas bases de dados para revisão de literatura, tanto no mestrado quanto no doutorado, pois facilita a identificação de assuntos específicos dentro de áreas do conhecimento muito amplas.
Operador booleano OR = OU
O operador booleano OR, que em inglês significa OU, serve para você indicar para a base de dados de artigos científicos que você quer que ela busque artigos científicos que possuem o termo A OU o termo B nos campos de busca, incluindo quando os dois termos aparecem sozinhos, separados ou juntos no artigo. Portanto, na lista de resultados vão aparecer artigos que tenham somente o termo A, que tenham somente o termo B e que tenham os termos A e B juntos, não importando a distância entre os termos no texto (se há palavras entre eles) ou a ordem que figuram no texto (termo B antes do termo A).
Você só deve utilizar esse operador se for o objetivo da sua busca encontrar tudo sobre esses dois temas para a sua pesquisa e que seja relevante você ter artigos que utilizam somente um dos termos.
Operador booleano AND NOT = E NÃO
O operador booleano AND NOT, que em inglês significa E NÃO, seria o equivalente a uma subtração. Quando usamos o AND NOT, estamos dizendo para a base de dados científica que queremos resultados que apresentem o termo A nos campos buscados, mas que exclua destes resultados todos os artigos científicos que possuem o termo B.
Imagine que você está fazendo uma pesquisa e deseja identificar artigos que falem sobre cerveja, mas você não tem interesse em artigos que apresentem estudos científicos com cervejas artesanais. A sua busca na base de dados de publicações científicas seria assim:
beer AND NOT craft
Neste exemplo, beer é cerveja em inglês e craft é arte em inglês, formando a expressão cerveja artesanal. As buscas nas bases de dados de artigos científicos devem ser feitas usando termos em inglês, mesmo que você esteja buscando artigos escritos em português.
Você já conhecia os operadores booleanos?
Sim, já tinha visto anteriormente em outro lugar...
Não sabia! Adorei o conteúdo!
Sempre que você for fazer uma busca de artigos científicos para a sua pesquisa de mestrado ou doutorado, considere utilizar os operadores booleanos para encontrar resultados mais refinados. Lembre-se de fazer testes nas bases de dados das combinações de palavras-chave, descritores e operadores booleanos para ver qual é a mais adequada para a sua revisão de literatura.
Um abraço,
Amália da Acadêmica